A Nível de Myself

sexta-feira, dezembro 9

A Maravilhosa Arte de Ser Incapaz

Antes de tudo, uma pergunta pessoal: você acredita que há alguma coisa - qualquer coisa - que não se possa descobrir fazendo buscas na internet? Exceto, claro, segredos de estado e coisas assim, eu particularmente acho que qualquer coisa, qualquer curiosidade que um ser humano normal possa vir a ter, pode e será solucionada atráves de palavrinhas mágicas como "Google", "Yahoo!", "Altavista" ou "Orkut".

E é esse o motivo básico de eu ter ficado tão chateado com a humanidade quando me deparei, há alguns minutos atrás, com uma uma página de uma espécie de site chamado "Ask Yahoo". Sério mesmo, fiquei chateado. Tão chateado quanto eu ficaria se, depois de uma tarde inteira repetindo "Um... Dois... Três..." pra uma criança de seis anos, eu dissesse "Agora tenta!" e ela dissesse "Um... Dois... Quarenta e sete!".

O site é da mesma estirpe (gostou, Thiago? Heheh!) de um que eu já tinha ouvido falar, o Google Answers. Esses sites consistem basicamente de um mesmo serviço cretino, usado por pessoas que necessariamente são tão ou mais cretinas que eles. E que têm grana, porque, ao que eu saiba, esses serviços são pagos. "Mas que serviço seria esse?", você astutamente me pergunta. É simples: você deixa uma pergunta lá, uma equipe de pessoas absolutamente comuns (com a diferença que eles foram espertos e se cadastraram como "respondedores") lê e um deles se prontifica a procurar a resposta pra você. Contanto, é claro, que você se prontifique a pagar X doletas pela resposta. O valor de X varia de pergunta pra pergunta, de acordo com o trampo que o cara acha que vai ter pra descobrir a resposta pra você, que é preguiçoso demais pra procurar sozinho. Uma vez que ele tenha descoberto a resposta, ele te dá um toque, você vai lá e paga o sujeito e ele então posta a resposta no site. Não tenho certeza se todos funcionam do mesmo jeito, mas qualquer variação que possa existir entre um e outro não vai tornar a coisa menos cretina.

Até aí a coisa não seria tão ruim, é verdade. Mas a verdade é, baseado na (única) resposta que eu li nesse site eu concluo que todas começam com algo do tipo "de acordo com as páginas que eu pesquisei no Google, na Wikipedia e no site de busca da faculdade do Alaska, sua resposta é..."

PÔ! O próprio cara podia ter ido pesquisar, né?! Quase todo mundo que conhece um mínimo de internet conhece a Wikipédia e 114,2% das pessoas do mundo já ouviram falar do Google! Se o fulano que perguntou "Por que as pessoas sentem calafrios quando estão gripadas?" tivesse gasto uns 20 minutos de sua vidinha procurando essa informação nos sites acima citados ele teria a resposta em muito menos tempo! E, como um maravilhoso bônus, não teria gasto um mísero cent!

iPod uma coisa dessas?