A Nível de Myself

segunda-feira, dezembro 19

A Última FM

Antes, era o Pangya. Antes dele, o Flash MX 2004. E, ainda antes, o Ragnarök - precedido por outras e outras coisas que sempre se ocupavam de me ocupar, ocupando todo o meu tempo desocupado. E como a fila tem que andar, eis a minha nova distração altamente distrativa:


:: Ah, se o meu quarto fosse assim...

Eu já era neurótico com as minhas mp3, sempre fui. Queria todas elas nas pastas certas, do jeito certo. Cada artista tinha a sua própria, e, dentro dela, cada álbum daquele artista tinha outra. Quando eu não tinha mp3's suficientes de um artista para completar um álbum eu as colocava em uma pasta especial chamada "Diversos", com um conveniente "#" na frente, de modo que essa pasta sempre apareça primeiro enquanto os arquivos estiverem organizados por ordem alfabética. Até o nome dos arquivos, quando eu estava especialmente neurótico (ou absolutamente sem nada pra fazer), eu arrumava seguindo um padrão: "Nome do Artista - Nome do Álbum - Número da Faixa - Nome da Música.mp3". Acredito que seja desnecessário dizer que as tags ID3v1 e ID3v2 também estavam sempre atualizadas e padronizadas. Muita gente ouve músice e nem sabe que raios é uma tag ID3, mas as minhas eu mantinha limpinhas e organizadinhas como meu quarto nunca foi. Não ter a primeira letra de cada palavra (exceto os artigos, claro) em letra maiúscula é pecado. Quantas vezes já saí pelo Google afora procurando o ano de lançamento de um determinado CD ou o número da faixa de uma determinada música só pra completar a informação? Quantas vezes já me atrasei para múltiplos compromissos porque estava digitando pacientemente todas as informações de um CD antes de convertê-lo para mp3? Um monte.

Agora, então, que essas mesmas tags vão para um site e são visualizadas por todo mundo, quem imagina o meu grau de perfeccionismo?

:: O que é, o que é?

O Last.fm, pra quem não conhece, é um site que coleta todas as informações sobre as músicas que você ouve e as publica. Você se cadastra e faz uma página pessoal (que nem no Orkut), com tudo que tem direito: foto, descrição, lista de amigos e tudo mais. Quando você ouve as suas músicas, é pra lá que o site manda as informações sobre o quê você andou ouvindo. Por exemplo, se você entrar agora na minha página, e eu estiver ouvindo música, você vai saber o quê eu estou ouvindo. Só isso já seria interessante, a longo prazo, já que você sempre poderia acessar e ver o que você ouvia há algumas semanas, meses ou anos atrás, além de contar com estatísticas como "Artista Mais Ouvido da Semana" ou "Álbum Mais Ouvido", incluindo o número de vezes que determinado artista/música/album foi tocado no seu player. De brinde, ainda poderia acessar a página dos seus amigos e bisbilhotar o que eles andam colocando pra dentro das orelhas. Sim, só isso já seria legal, mas não ligue ainda! Tem mais!

:: Boa Noite, Vizinhança

Seus amigos podem ser as pessoas mais queridas do mundo, mas sempre vai ter alguém que insiste em ouvir Charlie Brown Jr., né? Pois, se o site tem toda essa informação sobre o seu gosto musical armazenada lá, por que não usá-la para encontrar pessoas que têm o mesmo gosto musical que você? Assim que você você ouvir a um número de canções que seja suficiente para que o sistema determine aproximadamente o seu gosto musical, uma partezinha nova vai se abrir na sua página pessoal. São os seus "Neighbours" (Vizinhos, em inglês). Além de encontrar alguém pra puxar um papo sobre aquela banda do sul da Etiópia que você achava que era o único que conhecia, você ainda pode baixar um pequeno player do site (junk-ware free, pode ficar sossegado) que sintoniza umas rádios que tocam só o que essa galera escuta e você provavelmente ainda não conhece. Assim você pode conhecer uma pá de bandas que nunca tinha ouvido falar, mas que são ouvidas pelas pessoas que gostam das mesmas bandas que você. Mordomia pouca é bobagem.

:: Nunca ouvi, mas me falaram que é legal

OK, se os seus amigos podem ouvir Charlie Brown Jr., os seus vizinhos também podem, certo? Apesar de difícil, é possível. Pra isso o site também conta com uma parte chamada "Recommended". Ele também te entrega de bandeja uma listona de bandas que você possivelmente vai gostar (e uma rádio personalizada baseada nela). Como a lista é grandona, você vai entrar lá e vai dar uma olhada se o site não cometeu um "pequeno engano", te recomendando Linkin Park só porque você não ouve e ele obviamente conclue que você não conhece. Todas as bandas que você já conhece e sabe que não atura, é só apagar clicando no X vermelho que está do lado de cada uma. Depois disso é só abrir o player e tocar a rádio especial criada só com suas próximas bandas favoritas! No começo, devo admitir, essa lista é bem pouco confiável, mas com o tempo, conforme você vai ouvindo mais música e o sistema vai conseguindo "adivinhar" melhor as suas preferências, funciona que é um doce.

:: Essa eu pago pra ouvir!

Você não precisa desembolsar um único centavo para ter todas essas barbadas que eu acabei de enumerar. Porém, sempre há uns agradinhos a mais pra quem resolve agradar o bolso dos responsáveis pelo site. Pra começar você ganha duas rádios especiais. As rádios que você à disposição são ótimas para conhecer música nova, mas realmente não prestam quando você quer ouvir aquelas clássicas confirmadas que o seu ouvido já está acostumado. Com a conta paga, você vai ter acesso à uma rádio personalizada só com os artistas que você ouve, além da "Loved Tracks Radio", que é uma rádio que só toca as músicas que você marcou previamente usando um botão do player. Ou seja, você vai ouvir só aquilo que gosta mesmo. Fora isso ainda tem mais uns quitutes, como prioridades no acesso ao servidor e coisas assim.

Mas o que eu realmente queria era o editor de Chart Image. Chart Images são essas imagens iguais àquela que está ali na minha coluna lateral (não tinha reparado ainda?) e que servem pra você colocar no blog, no site ou na assinatura de fórum e mostrar pra todo mundo em quais arquivos você anda dando play. Essa que eu tenho é uma das gratuitas que o site oferece. Com o Chart Image Editor eu poderia criar uma do jeito que eu quisesse, mudando tamanho, cores, figuras (já pensou fazer uma do Mario?) e o escambau. É bobagem, eu sei, mas eu me ligo nessas coisas.


:: Need For a Fix

Quando eu estiver te dando pouca atenção no MSN ou demorar pra atender o telefone, não estranhe. Lembre-se que eu provavelmente estou arrumando a tag de uma música antes que ela seja publicada. É claro que eu não preciso (ninguém precisa) ficar assim tão neurótico, já que o negócio funciona bastante bem mesmo que suas mp3 estejam uma baderna. Mas eu sou eu, né? Não posso fazer nada. Agora deixa eu ir, porque tá tocando uma música que é ao vivo mas que não termina com "(ao vivo)". Preciso arrumar. Preciso. Preciso... *olhos de obssessão*