A Nível de Myself

quinta-feira, janeiro 12

Meu Amigo 1

Aniversários, aniversários... Todo mundo faz, todo ano, mas é sempre "único e especial". Eu nunca liguei muito pros meus, mas também não desprezava a data. O meu aniversário sempre foi a data após a qual eu iria ter que me acostumar a dar uma resposta diferente quando perguntassem a minha idade. E, pode crer, às vezes eu me enrolava mesmo.

Mas dessa vez é diferente. Amanhã, sexta-feira 13 com previsão de lua cheia, eu vou fazer 20 anos. E parece que tem algo muito estranho em se fazer vinte anos. Toru Watanabe, personagem do livro Norwegian Wood, do autor japonês Haruki Murakami, dizia que fazer 20 anos não era certo. Que a gente devia fazer 18, depois fazer 19, depois fazer 18 de novo e depois 19 de novo, assim por diante. Não que eu concorde com ele, mas é realmente estranho deixar aquele "1" sair e dar lugar a um "2".

Afinal, o meu amigo 1 esteve comigo desde os meus 10 anos. Tudo de mais emocionante que já me aconteceu na vida aconteceu sob o olhar sábio e amigo do meu amigo 1. Desde os primeiros videogames até os primeiros amigos "de verdade", os primeiros namoricos, primeiro beijo, primeira transa, as histórias que eu conto até hoje, tudo. Agora ele vai embora, para sempre.

O que me consola é que eu vou ganhar um amigo novo em folha, o 2, e sei que quando ele for embora pra dar lugar ao 3 a gente também vai ter muita coisa pra lembrar. A primeira casa, o primeiro carro, a primeira viagem internacional, quem sabe até um possível primeiro filho! Pensando bem, que venha logo o 2!

Até porque o 1, se eu um dia chegar a fazer 100 anos ele vai voltar, mas provavelmente nem eu nem ele lembraremos mais das coisas, nem teremos disposição para fazer mais nada de que valha a pena se lembrar.