A Nível de Myself

domingo, abril 17

"FODAAAA!!!" (4x)

Ontem eu fui no Sincinato Rock Bar (e aguentei bravamente a "magnífica" discotecagem da casa até à 00:30) basicamente por dois motivos: ver a Ludov e conhecer a tal "banda que às vezes toca Weezer", Os MacCacos. Já tinha ouvido a demo deles, mas foi aquela coisa de ouvir um CD no computador, fazendo mais um milhão de coisas ao mesmo tempo. Ou seja, nem prestei tanta atenção quanto deveria. Achei bom, ponto.

Mas ontem, lá naquele palco pequeno, mas arrumadinho, eu vi a banda que me faria gritar "FODAAAA!!!" quatro vezes. Eles começaram com Are You Gonna Be My Girl?, do Jet, e logo emendaram Seven Nation Army, do White Stripes. Juro por Deus que eu só tive certeza que não estava rolando um playback dos bons quando o baixista (que assume os vocais só na música do White Stripes) esqueceu um verso da letra. Porque estava muito igual. Muito mesmo. Impressionei. Só consegui gritar "FODAAAA!!!"

Depois os caras seguiram misturando covers cada vez mais fiéis com as inspiradíssimas composições próprias, assinadas pelo vocalista e guitarrista-base Reinaldo. Um Brinde Aos Rejeitados ("Esse é o dilema de quem resolve amar / Faz o que não sabe, diz o que não deve / Desafia o mundo pra agradar quem não lhe serve / Um brinde aos rejeitados!") e Extremos ("Às vezes quero ser um Deus / Às vezes apenas eu") merecem destaque pelas letras, assim como O Dom merece pelo instrumental, onde uma ouvida mais atenta permite distinguir umas boas influências de Blur. Mas o meu destaque especial vai para Viva ("À satisfação ao falar em desgraças / Aos livros enquanto alimento de traças / Ao que se julga capaz de julgar / Ao meu pouco caso em particular / Viva!"), que eu considero a "Perfeição" (Legião Urbana) do século 21.

No meio do barulho, eu gritei "FODAAAA!" pela segunda vez.

A cada troca de música ouvia-se os gritos da platéia que, acostumada aos shows da banda no Sincinato, pedia "Weezer! Toca Weezer!" e fazia o sinalzinho de =w= com as mãos. Lá pelas tantas, Reinaldo anuncia no seu microfone, no meio do palco: "Faça-se então a sua vontade!" e os primeiros acordes de Say It Ain't So foram ouvidos. Pra mim não precisava de mais nada. O show podia parar por aí. Finda a música, adivinhem: "FODAAAA!!!"

Depois disso foi um desfile com mais músicas próprias repletas de personalidade e covers brilhantemente executadas, uma melhor que a outra. Foi uma pena o show ter acabado. Ficou nos ouvidos o gostinho de quero mais que me fez prometer a mim mesmo que nunca mais perderia um show deles a não ser por um motivo muito forte.

Mas eu não deixei a distorção das guitarras parar de soar antes de gritar de novo, dessa vez mais forte ainda: "FODAAAA!!!"

* * *
Agora eu pretendo continuar erguendo a bandeira dos MacCacos por aí, trazendo mais e mais fãs e apresentando pra todo mundo que eu conheço. Quando eu gosto é assim, eu espalho.

Ainda mais quando o baixista deles é um ser tão simpático que conversou um pouco com a gente depois do show e o vocalista é um louco que largou tudo o mais pra viver só de música, declarando todo o seu amor pela banda. (Eu tenho muita afinidade com malucos desse tipo, vocês sabem.)

Vale citar também a banda paralela deles, a ZoomBeatles. A formação é a mesma e, como o próprio nome deixa claro, trata-se de uma cover dos Beatles. E eles já tocaram até mesmo no lendário Cavern Club, na Inglaterra, como prêmio por ter vencido um concurso de bandas cover dos quatro garotos de franjinhas e terninhos.

Tudo isso e muito mais pode ser encontrado em www.maccacos.com.br. E se você gostar do layout e dos desenhos do site, é mais um ponto pro Reinaldo (vocal): foi ele que desenhou tudo. O desgraçado é um multi-artista e multi-talentoso!

Enfim... Valeu, MacCacos, pelo baita show!

(Ah, é mesmo, a Ludov tocou depois. Mas eu mal me lembro...)