A Nível de Myself

terça-feira, abril 19

Promessas e Overclocked Remix

Antes de começar o post de verdade, deixa eu apresentar uma pequena constatação. Vocês já notaram que quando a gente promete uma coisa prá Deus e o mundo, as chances de a gente não conseguir cumprir o que prometeu são consideravelmente grandes? Então. Ontem eu prometi para mim mesmo e para mim mesmo que iria atualizar esse blog todos os dias, a menos que fosse definitivamente impossível. Aqui estou. Um novo dia, um novo post. Vamos ao de hoje.


* * *




Eu tenho certeza que a maioria absoluta das pessoas que fazem aquele contador acessos ali embaixo avançar é amante de boa música. E a maioria dos amantes de boa música tem uma faixa etária de 15 ou 16 anos adiante. E mesmo que hoje tem 15 anos deve ter pego pelo menos o finalzinho da era de ouro dos videogames: os 16-bit.

Quando a gente se divertia com Sonic 2 e Mario World os barulhinhos e musiquinhas não passavam de midis, muitas delas nem muito tecnológicas e tal, mas havia algo estranho. Algo como no rock dos anos 50, 60 e 80, até um pouco dos 80. Uma época em que não havia tecnologias, efeitos, nada que facilitasse. Uma época onde só era bom quem era bom e ponto final. Mas hoje em dia há essa tal de tecnologia, bendita maldição, que veio para fazer com que os bons não sejam mais os bons, mas sim os têm grana para investir nela e ser pseudo-bom.

Mas, whatever, isso tudo foi só para dizer que, na minha opinião, música boa em videogame se fazia mesmo nos 16-bit. Hoje só se ouve falar que tal jogo tem som em Dolby Pro Logic 5.1 e o escambau, sendo que poucos jogos oferecem uma trilha sonora digna de se deixar o volume sequer perto do máximo.

E sabe quem concorda comigo? Os caras do Overclocked Remix, um site que hospeda e disponibiliza para download toda e qualquer remix de todo e qualquer jogo de videogame gravada por todo e qualquer artista ou banda. É ou não é uma idéia genial?

Street Fighter, Donkey Kong, Streets of Rage, Zelda, Metroid, Chrono Trigger e, claro, os clássicos Mario e Sonic. Todos esses jogos têm versões remixadas ou rearranjadas de suas famosas "musiquinhas". E a maioria é bem legal, por incrível que pareça.

Então, tá dado o recado!

(Créditos ao Thiago por me lembrar do site.)