A Nível de Myself

segunda-feira, agosto 22

Desabafando Sobre o Brasil

Um aviso pra você que está completando o segundo grau e se preparando pra entrar no mercado de trabalho desse maravilho país de merda: prepare-se. Porque você vai sofrer. Muito.

Sei por experiência própria. Depois ter meu nariz repetidamente achatado contra uma série de portas de empresas e ter o meu currículo amassado e transformado em bolinhas e aviõezinhos de papel por toda a São Paulo eu aprendi a olhar com outros olhos pro mundo.

Não importa o quanto você é bom, o quanto você sabe, o tamanho da sua capacidade em aprender. Não importam os teus objetivos, nem as tuas metas, muito menos os teus sonhos. Não importa o emprego que tu planeja alcançar, não importa o teu corte de cabelo, não importa o tempo que tu gasta andando por aí. É tudo uma questão de sorte.

Vejam bem o meu caso: deixando a modéstia totalmente de lado (coisa que eu vou fazer até o fim desse post), eu sou fluente em inglês, consigo achar qualquer coisa na internet em menos de 10 minutos, sei usar Windows e Mac OS, tenho disponibilidade em horário integral, tenho facilidade em lidar com pessoas, sou simpático, não sou lá tão feio (ainda mais se considerarmos o naipe das pessoas pelas ruas de São Paulo), tenho lá minhas noções artísticas, bom senso de estética e aquilo de que eu mais me orgulho: sou fluente em português.

Eu sempre escrevo isso nos meus currículos, mesmo sabendo que mais da metade das pessoas vai ler isso e achar engraçado, inútil ou mesmo presunçoso. Mas dêem uma olhada aí pelos fóruns e orkuts da vida. Tentem ver o que vocês vão achar nos posts da galera com uma média de idade entre 17 e 25 anos, que é a minha faixa etária. Aliás, como eu sou também muito prestativo, eu mesmo vou procurar.

Ok, procurando por uns meros quinze minutos, olhem as coisas meigas que eu achei:
  • indiginado
  • extreassante
  • atrasando
  • me fação um favor
  • so xegaram 2 horas depois
  • anumcio
  • arkivo
  • geito
  • almentao
Sem contar algumas frases altamente geniais, como essa pérola:
  • "AFF NUNM to conseguindo baixar pelo rapid share tipo coloco free e to sem gerenciador ae qndo abre ond tem o nome q era praser o link nao eh clicável se eh q me entendem =/"
Sério. Será que alguém, alguma vez, já falou pra esse cara sobre uma coisa chamada vírgula? Dá até um desespero em saber que alguém assim vai faz parte da geração que vai ser o futuro do meu Brasil. E aí nego se acha no direito de rir de mim quando eu coloco "Fluência em Língua Portuguesa" no meu currículo, do ladinho do "Inglês Avançado", sem destacar um mais do que o outro.

E esse é só um dos problemas do Brasil. Quanto mais eu procuro saber, mais apavorado eu fico. Só digo uma coisa: se não houvesse a possibilidade de ser deportado e nunca mais poder botar os pés nesses lugares eu já estaria arrumando as malinhas pra alguma país frio da Europa ou América do Norte. Ah, não tenham dúvidas disso.

Eu ia escrever (desabafar) sobre os outros problemas do Brasil, mas vi que esse post já tá ficando muito grande... Além do mais, sei lá se vocês gostam desse tipo de post-desabafo. Se vocês quiserem que eu continue, digam.