A Nível de Myself

terça-feira, agosto 16

No Algoritmo da Vida

Alguns de vocês podem ter percebido que eu tenho andado meio sumido esses dias. Só entro no MSN no meio da tarde, não respondo mais tantos emails... Pois é, botem a culpa nesse cara aqui, ó:
Deixa eu contar uma história: lá pelos idos de 1999, quando eu era menor e não existiam os MMORPGS, de modo que eu tinha tempo de sobra para fazer coisas menos inúteis, eu era um autodidata. Uma vez me deu na telha de aprender a fazer site. Meu sonho era fazer um site de Pokémon.

Bem, peguei um jornal de domingo, fui nos classificados e procurei o anúncio de CDs piratas mais barato que tivesse por lá. Liguei e pedi uma cópia do Flash 5, uma do Dreamweaver 4 e uma do jogo Black and White, que ninguém é de ferro.

Depois eu ainda consegui um Photoshop 6 com alguém no colégio. Legal, mais um programa pra eu fuçar e tentar reerguer a minha fama de nerd-que-mexe-bem-em-qualquer-computador, uma vez que essa havia sido mortalmente ferida depois que eu tentei tirar um vírus do PC do meu primo e, além de não conseguir, ainda fui aloprado pelo técnico que eles chamaram pra consertar, quando ele disse que todas as piores merdas do pc estavam com a data de criação coincidentemente iguais ao dia em que eu tentei arrumar. É foda.

Mas enfim, eu tinha Flash, Dreamweaver e Photoshop pra brincar e Black and White pra desestressar entre uma brincadeira e outra. Lembro muitíssimo bem da minha cara de "Putz! Não vai dar MESMO!" quando eu abri o Dreamweaver pela primeira vez e aquelas 14.962 janelas e painéis pularam na minha cara. Mas tudo bem, eu não iria desistir. Só ia tentar o Photoshop primeiro.

Não deram dois meses e eu já estava craque. Tinha descoberto um menuzinho que parecia ter sido criado especialmente para dar chance a qualquer leigo ignorante poder contar vantagem pros amigos que "entendia de Photoshop". Tava tudo lá: relevo, sombra, textura, contornos, efeitos de 3D... enfim, aprendi. Pelo menos já me dei por satisfeito.

Já o Dreamweaver eu precisei de um cursinho de HTML básico pra pegar no tranco. O professor do curso só citou a palavra "Dreamweaver" uma única vez, na seguinte frase: "É, parece que tem um programinha aí que faz isso direitinho... um tal de Drim-Uíver..."

Durante o curso, o palerm... digo, o professor deu umas noções pra gente sobre Microsoft FrontPage. Daí a passar os conhecimentos pro Dreamweaver e ver como ele é infinita e exponencialmente melhor, não demorou quase nada. Teve até gente que conheceu a cria disso, o saudoso SGE - SonicGate Evolution, meu primeiro e único site, sobre um certo ouriço azul que estrelou uns games por aí...

Mas ainda tinha o Flash. Ah, o Flash.

Eu abria, eu olhava, eu clicava, eu lia o Help, eu olhava mais um pouco, eu ia na banca comprar revistinhas pra tentar aprender, eu desenhava bolinhas, quadradinhos... Mas nada, NADA, funcionava como eu queria. Eu sabia que dava pra fazer muito mais com aquela droga daquele programa, mas por algum motivo eu não conseguia. Timeline? Como usa essa droga? Símbolo? Instância? Framerate? Ah, tá, já ouvi falar.

E assim foi, indefinidamente, até eu decidir que sacrificaria boa parte da minha auto-estima para sempre, sempre que eu tivesse que admitir pra alguém que eu não consegui aprender Flash sozinho. Desde então eu nunca mais tentei ser autodidata em muita coisa.

Mas agora isso mudou. Me inscrevi num curso de Flash Programado (Intermediário) sem saber nada de Flash. Mesmo o prospecto do curso deixando bem claro que saber animação e conceitos básicos de ActionScript era pré-requisito. Quebrei a cabeça, cheguei a passar mais de 10 horas seguidas olhando pro programa e lendo o Help. Mas consegui. Tô indo bem, saudável e gostando de aprender.

Aliás, poucas coisas no mundo, além de sexo, são mais gotosas do que a sensação de estar aprendendo alguma coisa.

Ainda mais com esse gostinho de vingança.