A Nível de Myself

terça-feira, julho 26

30 Minutos a Salvo

Faz tempo que a MTV Brasil vem oferecendo um serviço cada vez de menor qualidade aos seus telespectadores amantes da boa música. O último recanto daqueles que não ligam a TV pra ouvir o que passa no rádio foi o Lado B, extinto da grade de programação há uns bons anos.

Uma emissora que outrora contava com programação de qualidade, como o Clássicos MTV e o Gás Total, além de programas inteligentes como o Teleguiado MTV, hoje conta com ofensas à inteligência e provocações à capacidade de mudar de canal, como o Covernation, o Balela, o Beija Sapo e o pior de todos os programas ruins de toda atual MTV, aquele que nem mesmo na Rede TV! seria considerado coisa boa, aquele supremo senhor do entretenimento fútil, inútil e cabeça-vazia: o Missão MTV.


Mas não é disso que eu quero falar, apesar de eu sempre me empolgar com o assunto.

O ponto é que, pelo menos por meia hora, a sua televisão (e os seus olhos e ouvidos) estão à salvo da programação sem inspiração da emissora. Das 00:30 à 01:00 a qualidade musical está garantida com Sobe Som, o programa que me faz ir dormir tarde quase todo dia.

É uma espécie de "Top 23" (como se já não existissem "Tops" o bastante na programação), em que a cada semana, de segunda a quinta, um VJ da casa é convidado para fazer uma listinha com 23 clipes que a pessoa julga serem de fina classe e de pouca exibição na grade normal do canal. E, acredite, os caras manjam.

Semana passada, quando a Penélope-eu-tenho-muito-peito-Nova fazia a sua contagem rumo ao melhor clipe, eu cheguei a ver, no mesmo programa e no mesmo bloco, um clipe do Jimmy Eat World, um do Teenage Fanclub e logo depois um do David Bowie. Definitivamente, foi algo a ser comemorado.

É claro que a qualidade da coisa depende muito do VJ que está no comando. Se você, como eu, é "do rock", nem tente se aproximar da TV se quem estiver apresentando for o Thaíde, por exemplo. O programa de ontem foi apresentado pela Sarah, que sempre faz uma seleção oscilante entre rock mais calmo e fofo (ontem rolou "Água", do Pato Fu, e "Missing", do Everything But The Girl, além de "Never There", do Cake) e o MPB moderno (ontem teve Max de Castro, mas sempre rola um Otto, Seu Jorge, essas coisas).

Enfim, dê um chance e assista. Mas sem preconceitos. Se aparecer um clipe que você não conhece, de uma banda que nunca ouviu falar, preste atenção. Eu já tive ótimas experiências fazendo isso. Grahan Coxon, por exemplo. Além do mais, serve para você sacar qual o VJ tem o seu estilo musical. Foi assistindo ao Sobe Som que eu descobri, por exemplo, que o Marcos Mión só está na emissora porque é engraçado (o gosto musical dele é nulo) e que o Rafa só não saiu porque tem um gosto e um conhecimento além do que parece. Porque pra apresentar...