A Nível de Myself

sexta-feira, março 17

Preparem-se para Viva Piñata

Senhoras e senhores, parem de se mover e prestem atenção. Você não percebem o ar vibrando de uma maneira diferente? Se não percebe, deveria. Porque agora o mundo foi apresentado a Viva Piñata:



Estamos diante do que pode ser uma revolução no mundo dos videogames. Isso que você acabou de ver (caso não tenha dado uma de preguiçoso e tenha clicando no play ali em cima) é um vídeo promocional de um jogo de videogame. Um vídeo promocional. Até hoje os jogos tinham trailers, que se limitavam a mostrar algumas cenas do jogo, montadas de forma a parecer que o jogo tem mais ação, mais aventura e gráficos mais chapantes do que qualquer outro jogo. Mas este não. Este é diferente. Este tem vídeo promocional. Igual a algum programa de TV, ou empresa, ou algum trailer de filme blockbuster da Disney/Pixar.

Viva Piñata é o novo projeto da RARE (famosa por seus maravilhosos jogos lançados para o Super Nintendo e o Nintendo 64 no auge de suas vidas, e que agora pertence à Microsoft) para o Xbox 360, que vinha sendo guardado a sete chaves pelo alto escalão da empresa até alguns dias atrás.

Agora sabemos que trata-se de um jogo onde você tem um jardim e deve cuidar dele e personalizá-lo da maneira que bem entender, cuidando das plantas, do ambiente em geral, e fazendo com ele seja cada vez mais bonito e próspero. O objetivo disso é atrair as “Piñatas” (que são os “personagens” do jogo) para o seu jardim, até que você tenha conseguido arranjar todas elas. Particularmente, eu não achei nada original, ainda mais em uma época em que Animal Crossing está a todo vapor no Nintendo DS, com seu conceito de “eu tenho um lugarzinho e devo fazer ele ficar com a minha cara”, e com o gênero “jogo de colecionar coisas” já bem estabelecido pelos Pokémon e todos os seus clones.

O que chama a atenção nesse jogo são os planos das empresas responsáveis por ele. Fazer um jogo de sucesso parece não ser suficiente para o pessoal por trás dos negócios. Os direitos de uso da marca Viva Piñata já estão assegurados pela Microsoft para uma variedade de produtos, desde xampus até cartas colecionáveis. Há fortes rumores de um desenho animado ou série de animação para TV que poderia estrear junto com o game, passando no canal FOX. E isso é só o pouco que já sabemos.

Ou seja, senhoras e senhores. Estamos diante de um plano de dominação mundial das mentes das crianças. Algo como Pokémon foi no seu tempo. Mas, acima de tudo, estamos diante do que pode ser o jogo de videogame que vai dar o pontapé inicial em algo que poderá se tornar o padrão: jogos que não se limitam ao seu controle.

Para ver uma versão maior (e mais divertida) do vídeo que está aí em cima, clique aqui.