A Nível de Myself

sábado, abril 8

Navegue Feliz!

A Microsoft é uma grande empresa, disso não há dúvidas. Eu posso até não gostar da maioria dos seus produtos, mas é preciso dar o braço a torcer, pleo menos, para as suas técnicas de marketing. Incluir os seus softwares na maioria dos computadores foi uma idéia, no mínimo, genial. E, pensando bem, até que os produtos dela não são tão ruins assim...

O Windows, por exemplo. Ninguém gosta, todo mundo reclama, mas muito pouca gente consegue viver sem. Você pode até dar uma de alternativo e instalar o Linux, ou uma de fashion-ultra-moderninho e turbinar a sua mesa com uma máquina da Apple usando Mac OS X. Mas tudo vai por água abaixo quando você encontra aquele software que te quebraria o maior galho, só para então descobrir que ele só roda em abiente Windows.

E para os escritórios? É praticamente impensável viver sem o Microsoft Office e o seu maravilhoso assistente-clip. Tem gente que bate o pé e instala o StarOffice, o OpenOffice ou qualquer outra dessas suítes de "aplicativos para secretárias". Só até descobrir o pesadelo da imcompatibilidade. Ou das coisas se comportando de maneira diferente do que deveriam. Ou ambos ao mesmo tempo.

Ou seja, os programas da empresa do Tio Bill, de fato, contribuem para a produtividade da nossa vida, e muito. Mas um destes programas não conseguiria constar nessa lista, nem se eu fosse o braço-direito do poderoso Gates: o imprestável Microsoft Internet Explorer. O negócio é tão ruim, mas tão ruim, que qualquer outro browser consegue pelo menos um trunfo sobre ele. Qualquer um, até o mais desconhecido deles. Sim, tem um ou outro site (especialmente os terríveis sites de internet banking) que por algum motivo só funciona com ele. Mas, para todos os outros, navegar com um browser que não tem suporte a abas, não aceita instalação de plug-ins, não abre nova janela (aba, no caso) usando o scroll do mouse e nem adiciona favoritos simplesmente arrastando o ícone da página pra uma das pastas de favoritos não pode ser considerado nada menos do que burrice. E da braba.

Mas, curiosamente (como lhe é peculiar), a raça humana não consegue se dar conta do quão idiota é usar o navegador da Micro$oft. E para ajudar a estes pobres mortais mais, digamos, lerdos, é que o BrowseHappy (NavegueFeliz, em bom português) foi criado.

Browse Happy logo

É um site simples, didático, que vai direto ao ponto. Direto ao cerne da questão, ao X do problema. A mensagem que ele passa é muito clara e direta: NÃO SEJA UMA ANTA, TROQUE ESSE NAVEGADOR TOSCO!

O site apresenta relatos de pessoas normais, como você, que trocaram de navegador e tiveram a sua qualidade de vida aumentada, em média, em 270%. Donas-de-casa, estudantes e professoras que tiveram todos os seus problemas transformados em meras lembranças de um tempo em que ainda não conheciam as maravilhas de usar um navegador alternativo!

E antes que me chamem de "fanboy do Firefox", eu já adianto: o site não é pró-Firefox. Ele simplesmente é anti-IE. Ele encoraja as pessoas a o trocarem por qualquer outro browser disponível. E até dá algumas opções, dentre as quais figura, sim, o Firefox, mas junto de outras opções igualmente boas.

Então, se você está vendo este blog através de uma janela do precário e inútil Internet Explorer, faça um favor a si mesmo e visite uma última página antes de deixar este programa inútil no mais completo esquecimento: http://www.browsehappy.com. E navegue feliz.