A Nível de Myself

sábado, dezembro 11

O Prêmio IgNobel

Muito do que a humanidade é e alcançou até hoje deve ser atribuído aos esforços dos cientistas de todo o mundo em descobrir novas formas de contornas os nossos problemas. Pessoas que pensam melhores maneiras de fazer as coisas em todas as áreas possíveis. E isso inclui desde o cara que tá lá já há 10 anos tentando descobrir a cura da AIDS ou do Câncer até os caras do GreenPeace ou os cientistas que inventam coisas para a nossa casa. Embora eu não goste muito de dar crédito para ele, até o carinha aquele que concebeu o Orkut entra nessa barca. Pra esse tipo de gente existe o Prêmio Nobel.

Mas tem caras que parece que não se levam a sério. Ou são gênios incompreendidos, ou são só doidos mesmo. E, pra esses, existe o Prêmio IgNobel.

No site http://www.improb.com/ig/ig-pastwinners.html (em inglês) há o arquivo com todos os ganhadores desse prêmio desde que ele existe, e aqui abaixo eu fiz o favor de traduzir os mais hilários desde o ano 2000 até hoje.

Bom proveito!


:: LITERATURA
Vicki L. Silvers da University of Nevada-Reno e David S. Kreiner da Universidade Central Missouri State University, pelo seu colorido relatório "Os Efeitos da Sinalização de Inadequada de Texto na Compreesão da Leitura."
[PUBLICADO NA: Reading Research and Instruction, vol. 36, no. 3, 1997, pp. 217-23.]

:: MEDICINA
Chrisc McManus da University College London, pelo seu relatório crucialmente balanceado, "Assimetria Escrotal em Homens e Esculturas Antigas."
[PUBLICADO NA: Nature, vol. 259, February 5, 1976, p. 426.]

Peter Brass da McGill University, pelo seu impactante relatório médico "Lesões por Côcos em Queda."
[PUBLICADO NA: The Journal of Trauma, vol. 21, no. 11, 1984, pp. 990-1.]

:: TECNOLOGIA
Concedido juntamente a John Keogh, de Hawthorn, Victoria, Austrália, por patentear a roda no ano de 2001, e ao Escritório Australiano de Patentes por concedê-los a Patente de Inovação #2001100012.

:: FÍSICA
Andre Geim da University of Nijmegen (the Netherlands) e Sir Michael Berry da Bristol University (UK), por usar imãs para levitar um sapo e um lutador de sumô.
[REFERÊNCIA: "Of Flying Frogs and Levitrons" por M.V. Berry and A.K. Geim, European Journal of Physics, v. 18, 1997, p. 307-13.]

:: CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Chris Niswander de Tucson, Arizona, por inventar PawSense, um software que é capaz de detectar quando um gato está andando sobre o seu teclado.

:: PAZ
À Marinha Real Britânica, por ordenar que seus marinheiros parem de usar os canhões e, ao invés disso, apenas gritem "Bang!"