A Nível de Myself

segunda-feira, maio 2

A Arca

Vez por outra a gente acha um site que prende a nossa atenção por tempo mais que suficiente pra gente achar que esse é O Site. E foi o que aconteceu comigo essa semana. Eu sempre via o browser do computador do irmão da Érika mostrar esse site por baixo do screensaver. Às vezes dava uma lidinha numas resenhas de filmes, mas só. Esses dias, sei lá por que descargas d'água, eu resolvi dar uma lida melhor no menino. Caralho, que site afudê! Escrito só por "nerds como a gente", eles falam de cinema, quadrinhos, desenhos, seriados, games e do quê mais for preciso. Só pra provar pra vocês que o site é de primeira qualidade, eu proponho que vocês leiam esse texto e me respondam: qual site "normal" publicaria isso? Tenho dito!

Só tenham em mente que o texto é meio antiguinho... Mas, mesmo assim, vale a pena ler!



O ESTRANHO MUNDO DOS TELETUBBIES
Nazistas, criaturas do inferno ou só um bando de aliens retardados?

Por El Cid


Oiiiiiiiiiiiii…errr, quer dizer, e aí pessoal? Tio Cidão resolveu colocar mais lenha ainda na polêmica dos Teletubbies (a criticada moda infantil do momento antes do surgimento do Pokémon). Como todo mundo sabe que eu adoro um bom bate-boca e que eu sou colecionador de confusão, estamos aqui pra isso! : )

Desde o ano retrassado, quando aquelas medonhas criaturas estrearam no programa da Angélica, eu perdi algum tempo (e vários neurônios) assistindo ao dito cujo bagulho, e cheguei a uma série de conclusões, que podem ser tão somente uma loucura minha (o que é mais provável) ou então uma descoberta genial (Bwahahahaha!). A verdade é que eu tenho um espaço pra falar, vou falar e ponto final (sou mau, não?)!

Todos sabemos que os Teletubbies são uma produção inglesa, do maior e mais respeitado (e também mais tradicionalista) canal de televisão daquelas terras, a BBC londrina (a Globo da terra da Rainha). E todos conhecemos bem a índole do inglês típico (não os freaks e anarquistas freqüentadores de pubs, tipo o mestre Alan Moore, mas do tipo Câmara dos Lordes, saca?): esnobe, metido a classudo, educado até demais e muitas vezes cínico que só a porra. Este tipo de inglês, que é a maioria tradicionalista contra a qual lutavam Rolling Stones, Iron Maiden, Beatles e Queen, detesta bagunça. E detesta criança bagunceira e desordeira. Pra isso surgiram os Teletubbies.

Ou será que eu fui o único quem percebeu que aquele seriado é, além de um enorme golpe de marketing pra vender bonecos de pelúcia e lancheiras, uma forma de educar as crianças pra serem certinhas e obedecerem tudo que os adultos mandarem? Não concorda? Veja os fatos:

1- O maldito auto-falante que sai misteriosamente do chão é quem diz tudo que os Teletubbies tem de fazer. Eles só se limitam a repetir o que ele diz. O máximo que eles sabem dizer é "Oi", "Tchau", "De novo" e os nomes uns dos outros. O auto-falante diz "É hora de dizer tchau", e os coloridinhos dizem aquele irritante "Tchaaaaaaaaaaaau…".

O auto-falante diz "É hora de levantar a perninha", e os coloridinhos dizem "Levantar a perninha" e levantam a perna. E por aí vai… Eles só brincam quando o auto-falante diz que é hora de brincar! Não te lembra meio que um campo de concentração?

2- Eles podem ser lindinhos e tudo o mais, mas será que não dá pra perceber que o rosto deles é totalmente sem expressão? São quase como zumbis! E sempre andando em fila, certinhos, um atrás do outro, mesmo sem um adulto por perto.

3- O mundo no qual eles vivem é um paraíso idílico (bonito, né?), com grama pra todos os lados, tudo alegre e maravilhoso, onde nunca chove e ninguém fica triste. É o mundo das crianças boazinhas, que sempre obedecem seus pais e comem todas as verduras no almoço.

4- Na hora de ir embora, eles resistem e fingem que vão, mas acabam se escondendo e deixando o cara do auto-falante com cara de trouxa. Aí, ele diz um "não" num tom mais firme (sem gritar, só numa entonação mais autoritária) e os pequerruchos obedecem.

5- Sempre que a barriga deles brilha e aparecem as imagens em VT das crianças brincando, eis que surge o momento mais detestável do seriado: os Teletubbies dizem "De novo!" e a bagaça passa outra vez! Além de serem imagens totalmente normais, sem nenhum sentido didático, eles nos forçam a ver a mesma coisa duas vezes??? Quem aí falou em condicionamento?

Não, eu não odeio os Teletubbies, e confesso que até teria um boneco de pelúcia do (ou da) Po (o vermelhinho e mais novinho) em casa, e nem estou dizendo pra vocês nunca mais deixarem seus filhos, irmãos e primos mais novos assistirem Teletubbies, ou muito menos falando pra vocês queimarem os bonecos coloridos em praça pública. Nada disso.

Isto é só um alerta. Um aviso de que os ingleses parecem querer fugir de suas responsabilidades como pais, relegando a educação de suas crianças a um programa que parece só ter a intenção de tirar a autonomia e a vontade própria dos baixinhos, transformando-as em robôs educadinhos que obedecem tudo que os pais dizem. Isto vai formar adolescentes sem vontade própria, e consequentemente adultos de cabeça-oca, que jamais iriam se opor ao sistema estabelecido…e bingo! É o que os ingleses querem: que a tradição reine soberana séculos e séculos sem estes moleques pra encher o saco!

Repito: pode parecer doideira minha, e eu não quero influenciar ninguém. Eu só lhes aconselho: cuidado. Eduquem vocês mesmos os seus filhos e parem de culpar só a Carla Perez e o Ratinho (entre muitos outros exemplos televisivos) por erros nos quais vocês também tem parcela de culpa. Deixem que eles vejam os malditos Teletubbies (eu não odeio eles!) afinal de contas! Basta só que os pais, tios, avós, irmãos, primos e o que quer que sejam permitam que as crianças desenvolvam sua vontade própria (com uma base moral sólida o suficiente pro cara não virar um maníaco do parque, né?), sem exageros. Porque foram pessoas com vontade própria, como Gandhi e Bakunin, que ajudaram a mudar o mundo.